/* */

Blog

VOCÊ SABE A ORIGEM DO SEU ALIMENTO? 5 VANTAGENS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS

 

A alimentação é uma das formas mais antigas de sobrevivência. É a partir dela que entregamos ao corpo humano os nutrientes necessários para o funcionamento dos nossos sistemas, o que influencia diretamente na performance das nossas atividades físicas e psíquicas. 

Quando dizem que “você é o que você come”, esta sentença não é uma mentira. A alimentação vai muito além de simplesmente satisfazer as necessidades biológicas, mas também refere-se aos traços sociais e culturais de cada pessoa e cada localidade. 

E, já que alimentação também é cultura, por que não falarmos sobre a cultura dos alimentos orgânicos?

Os produtos orgânicos são aqueles que são produzidos de forma livre, ou seja, que não recebem nenhum tipo de agrotóxico para tornar o seu desenvolvimento mais acelerado ou para tornar os insumos visualmente mais atraentes. 

Conheça os agrotóxicos e os desafios que ele traz para uma agricultura limpa.

Além disso, a cultura dos orgânicos respeita a sazonalidade, ou seja, a época ideal para cada ingrediente ser plantado, cultivado e colhido, o que não acontece quando os produtos são influenciados pelos agrotóxicos, que alteram a qualidade das frutas e verduras em cor, sabor, texturas e principalmente em benefícios. O respeito à sazonalidade também significa respeitar a sustentabilidade, pois preserva o meio ambiente da agressão causada pelos pesticidas utilizados na agricultura.

Para diferenciar os produtos orgânicos dos produtos com agrotóxicos, organizamos este texto para explicar 5 vantagens dos insumos orgânicos e por que a TAO Kombucha possui preocupação com este assunto.

Vamos lá? Boa leitura!

 

5 vantagens dos produtos orgânicos

 

1. Em nome da saudabilidade

Por serem livres de agrotóxicos, os produtos orgânicos são mais saudáveis e visam a qualidade do alimento. Devido ao baixo índice de toxicidade, eles são mais saborosos e possuem as suas propriedades naturais preservadas.

Em contrapartida, os produtos orgânicos podem ser mais caros do que os produtos convencionais por utilizar um processo de cultivo mais limpo (como falamos no item 3 deste texto), o que pode gerar um afastamento imediato das pessoas dessa cultura alimentar que preza por mais saúde. 

O exercício de se alimentar melhor pode não ser fácil, mas não é impossível. Se você está com dificuldades para buscar alimentos orgânicos pela diferença de custo entre eles e os convencionais, tente ir para outro lado e passar a consumir produtos menos ultraprocessados. Por isso, esteja atento à lista de ingredientes disponível nos rótulos dos produtos que você adquire em supermercados e nas lojas de sua confiança da sua região.

 

2. Maior valor nutricional

De acordo com pesquisas, os alimentos orgânicos têm maior índice nutricional. Um estudo da Universidade Federal do Paraná mostrou que morangos orgânicos podem ter 342% a mais de ferro, 183% de magnésio, 80% de potássio extra, 34% de cálcio,  26% de fibras e 24% de proteínas. 

Com estes dados, é possível verificar que, embora muitas pessoas atualmente busquem por estilos de vida mais saudável, nem sempre a alimentação acompanha esses hábitos, afinal a qualidade dos produtos que são consumidos por nós falam muito sobre saúde e não há saúde sem uma alimentação adequada ou onde desconhecemos a origem dos produtos que chegam até nós.

 

3. Técnicas específicas para garantir mais qualidade

Os alimentos orgânicos são cultivados de forma sustentável. São utilizadas técnicas específicas que, além de garantir maior qualidade dos alimentos, respeitam o meio ambiente durante todo o processo de produção, evitando a contaminação do solo, da água e vegetação.

 

4. Responsabilidade social

Com todo o cuidado sobre o alimento e com o intuito de reduzir os impactos ambientais e sociais causados pelos agrotóxicos, a cultura de produtos orgânicos pode ser chamada de cultura de resistência. Isso porque, atualmente, o uso dos agrotóxicos vem dominando a agricultura e criando um movimento que entrega insumos carregados de produtos químicos e hormônios na mesa dos consumidores, criando uma falsa visão do que é alimentação saudável.

 

5. A TAO usa ingredientes orgânicos na fabricação dos seus produtos

Como promotores de hábitos mais saudáveis, é o nosso dever buscar os melhores ingredientes e entregar a melhor experiência em kombucha para os consumidores desta bebida milenar.

Temos contato com os produtores locais da nossa região e, dessa forma, garantimos qualidade na bebida que produzimos. Contamos com a certificação orgânica por auditoria, o que comprova a nossa preocupação com o meio ambiente e a saúde das pessoas. 

Acreditamos nos benefícios da kombucha para a saúde e como ela pode ser aliada de melhores hábitos alimentares. Por isso, é muito importante para nós ter conhecimento sobre o que utilizamos em nossas receitas e saber a verdade desses alimentos.

Leia 5 benefícios da kombucha para conhecer mais sobre este produto e assista o nosso vídeo sobre as vantagens dos alimentos orgânicos e o que nós temos a ver com isso:

 

WhatsApp WhatsApp