Blog

Pilates: benefícios e dúvidas

O pilates surgiu em 1912 criado por Joseph Hubertus Pilates, embora só foi se tornar famoso em 1980 quando foi usado como técnica de reabilitação para atletas e dançarino em um espaço no Centro de Medicina dos Esportes do Saint Francis Memorial Hospital.

A atividade tem como foco a região central do corpo responsável por sustentar nosso tronco, atingindo principalmente os músculos do abdômen, lombar,glúteos e oblíquos trazendo mais equilíbrio e fortalecimento para o corpo todo. Os exercícios tonificam o músculo trabalhando com a própria força corporal.

Os benefícios do pilates são inúmeros, aqui vamos ressaltar alguns para que mostre um pouco do que a prática deste exercício pode fazer no seu corpo.

  • Aumento da resistência do corpo e mente, além de aumentar a flexibilidade corporal e tonificar sua musculatura. Também tem potencial para aliviar dores e melhorar a respiração, muitas vezes trabalhando a mente e o corpo do indivíduo auxilia na elevação da auto-estima. 
  • É um exercício altamente recomendado para grávidas com foco em fortalecer o assoalho pélvico, diminuir dores muscular e da lombar, melhora a qualidade de sono e pode gerar interações com outras mamães grávidas devida a quantia de grupos de pilates para grávidas.
  • Também é recomendado para idosos, pois devido o baixo número de repetições em movimentos não gera excesso para os ossos e possíveis machucados. Auxilia quem possui problemas cardíacos e respiratórios com seu método de fortalecimento e concentração. Previne a rigidez nas articulações e fortalece a flexibilidade aumentando a sensação de realização pessoal elevando assim a auto-estima.
  • Com o foco em concentração o pilates auxilia as crianças a realizarem algumas tarefas com mais facilidade, como tarefas de casa, aumentando o nível de atenção. Também reduz o estresse que muitas crianças adquirem por conta de frustrações em realizar determinados exercícios e previne futuros desvios posturais.

     

Estas são alguns dos variados benefícios que o pilates traz para pessoas de todas as idades, em todas as fases da vida.
É muito comum termos algumas dúvidas em relação ao exercícios aqui vamos responder duas maiores dúvidas.

Quantos dias por semana podemos praticar?

Como pilates não excede nenhum grupo muscular em suas atividades não há problemas em praticar todos os dias, mas como sabemos a maioria dos Studios possuem aulas 2 ou 3 vezes por semana, sendo assim o recomendado é complementar os outros dias com algum exercício seja pedalar, caminhar, correr ou alguma outra atividade de sua preferência. Sendo assim não tem limite em dias para se praticar, se possível pode e deve fazer todos os dias da semana para melhorar o condicionamento físico e mental.

Tem como ganhar massa muscular com pilates?

Assim como toda atividade física podemos obter ganho de massa muscular, não tanto como a musculação por exemplo que foca em determinados grupos musculares e tem o trabalho focado neste, mas há ganho de massa muscular. Para que haja uma vontade de obter esse resultado através do pilates recomenda-se que trabalhe nos exercícios com este foco e em conjunto da musculação se possível, para que obtenha sucesso com mais rapidez. 

E então, gostou e quer começar? Lá no nosso Instagram temos alguns vídeos com exercícios básicos para quem quer começar. Segue a gente @taokombucha e fique ligado que em breve teremos mais vídeos sobre pilates e outros assuntos super legais.

WhatsApp WhatsApp