/* */

Blog

PAPO SAUDÁVEL E COZINHA FUNCIONAL COM IPE ARANHA

Ipe Aranha é um chefe de cozinha especializado em Cozinha Funcional. Atualmente, o seu trabalho é focado em serviços de alimentação Detox que é realizado em casas de clientes, eventos e empresas especializadas. Além disso, Ipe é um consumidor de TAO e acredita que a kombucha é um produto excelente para conciliar a um estilo de vida com hábitos alimentares mais responsáveis.

Nesta entrevista do nosso blog, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é Cozinha Funcional e também formas de encontrar um caminho para uma vida com mais saúde e felicidade. 

Vamos juntos conversar com o Ipe e aprender muito sobre alimentação saudável?

 

O que é a Cozinha Funcional?

Cozinha Funcional é aquela cozinha que vai além da Culinária Tradicional que já conhecemos. O seu pilar máximo é a saúde e é a partir dela que você consegue agregar mais valor nutricional ao prato que está servindo. Por exemplo: na minha feijoada vegana, precisei construir uma nova identidade para um prato que é conhecido no paladar de todos os brasileiros. Por isso, recorri ao uso de muitos vegetais, tofu defumado e especiarias e, dessa forma, construí um prato nutricionalmente rico e sem a necessidade de levar a proteína animal em sua composição.

ipe-aranha-fala-sobre-cozinha-funcional

Iniciar uma alimentação saudável nunca é fácil. Então, qual é o primeiro passo?

Acredito que o primeiro passo é você querer ser adepto desta alimentação e querer mudar a sua rotina alimentar, afinal é um novo estilo de vida e que exigirá de você novas regras e comportamentos. Identifique alguns profissionais que confie e que o discurso faça sentido para você e siga-os num voo lindo. Seja resiliente com você, mas reconheça que toda mudança está sujeito à recaídas. Não exija de você mais do que possa dar. Vá aos poucos sentindo as mudanças fisiológicas e físicas. E, se errar, não tem problema: sempre podemos começar de novo!

 

 

Vivemos um momento de correria em nossas rotinas, onde os alimentos ultraprocessados tomaram o lugar da comida de verdade e dos produtos mais frescos. Como superar esse obstáculo?

Descascando mais e desenlatando menos. O que que quero dizer com isso? Comece a preparar sua comida de acordo com o que seus “gurus” e seu paladar permitem. Cozinhar saudável é muito fácil e, além disso, você poderá se conectar com um dos ambientes mais aconchegantes da sua casa, a cozinha. Se planeje e faça o bem para você mesmo.

De que maneira podemos nos reconectar com hábitos mais saudáveis e voltar para a cozinha para produzir o nosso próprio alimento?

Esta pergunta é muito parecida com a anterior, salvo pelo fato de que você se torna autorresponsável pela sua vida. Não deposite responsabilidades na cozinheira, nutricionista ou médico: faça você mesmo a sua própria linha do tempo e o planejamento alimentar que melhor combina com você: vá à feira, escolha os insumos que te agradam, chame os amigos e família, e torne o ato de cozinhar um ato entremeado de amor, prazer e diversão. 

Na hora da feira e do supermercado, qual é o seu conselho no momento de escolher os melhores produtos para nossa alimentação?

Conhecer e se aproximar dos pequenos produtores em feiras ou próximos a você para saber a origem do que você está consumindo. Em mercados, procure as marcas confiáveis e o mais importante, comece a ler os rótulos dos produtos que você adquire.

Como a kombucha pode ser aliada de uma rotina mais saudável?

A kombucha é uma bebida milenar que demorou bastante para chegar ao mundo ocidental. Mas seus “superpoderes” são incríveis pois é uma bebida fermentada que ajuda a povoar nosso intestino de bactérias boas. É uma longa história! Uma cadeia de vida que as pessoas interessadas podem buscar mais no site da TAO. Mas sem sombra de dúvidas não é possível mais pensar em alimentação saudável e funcional sem pensar em kombucha, principalmente quando ela surge como uma alternativa a sucos e refrigerantes.

Gostou do nosso bate-papo?

O Ipe é demais, não é mesmo!? Se você gostou dos assuntos que conversamos por aqui, não deixe de seguir o Ipe para conhecer mais o seu trabalho com a Cozinha Funcional e conhecer os lugares em que ele está trabalhando. Acompanhe no Instagram @ipearanha e no site www.cozinhadoipe.com.br.

WhatsApp WhatsApp