Blog

O QUE UM VEGANO COME? 5 RECEITAS SEM PRODUTOS DERIVADOS DE ANIMAIS

O veganismo é uma ideologia de vida que tem ganhado milhões de adeptos ao redor do mundo. 

Em busca de um estilo de vida mais leve, preocupado com a vida animal e também a sustentabilidade do planeta, os veganos não consomem nenhum tipo de insumo ou produto de origem animal pois acreditam em uma alternativa mais limpa e consciente de alimentação.

O veganismo, entretanto, é mais complexo do que o vegetarianismo, pois ele também inclui pessoas que estão dispostas a abrir mão de marcas e produtos que usam partes de animais em sua composição (como o couro, por exemplo) e que realizam testes de novos produtos em animais (como algumas empresas de cosméticos). 

Mas uma das principais questões sobre ser vegano é, com certeza, a alimentação. 

Para os consumidores de carne ou pessoas que estão fora deste contexto, a concepção da alimentação vegana para estes sujeitos é bastante restrita, quando na realidade existe um universo de possibilidades em alimentos para quem opta pelo veganismo.

Muitos veganos estão acostumados (e, talvez, até aborrecidos) a receberem a pergunta: “Mas o que você come se não carne, ovos e leite?”

A resposta é: tudo! 

Leia este artigo completo sobre ser vegano.

Um vegano pode ter uma alimentação completamente normal e diversificada. Além da carne, legumes e verduras, frutas, grãos e cereais são excelentes fontes de proteínas e que ajudam a tornar a dieta vegana balanceada e completa, sem que haja deficiência de nenhum nutriente para o organismo.

Considerando a variedade da alimentação vegana, a equipe TAO preparou 5 opções em receitas sem carne ou derivados animais para que você possa ter mais opções na hora do seu cardápio.

As receitas que separamos para você são:

  • Geleia de chia
  • Panquecas
  • Pizza de legumes
  • Bolinhos de mandioca
  • Purê de couve-flor

Partiu cozinhar com uma mão nas panelas e outra na consciência?

5-receitas-veganas-para-voce-variar-o-seu-cardapio

Receita #1: Geleia de Chia

A chia é uma semente com diversos benefícios para a saúde. Além de ser um ótimo ingrediente para complementar receitas como lanches e cafés da manhã, a chia também pode ser usada como insumo para dar liga em receitas veganas, assim dispensando o uso do ovo.

Conheça mais sobre a chia.

Para esta receita, você irá precisar de:

  • ½ xícara de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de chia

Modo de preparo: Misture a chia com a água e espere 2 horas para o produto hidratar. Mantenha em geladeira durante o todo o consumo. Validade da receita: 3 dias.

Receita #2: Panquecas

Quem não ama panquecas? Dá vontade de comer sem parar, não é?! 

Agora imagine só quando você descobrir que pode fazer uma panqueca menos calórica, mas igualmente deliciosa como a da receita tradicional?

Para iniciar o dia ou matar a fome no meio da tarde, esta panqueca funcional e sem produtos animais é tudo que você precisa conhecer. Acompanhe a receita:

  • 1 colher de farinha saudável (como tapioca, aveia ou polvilho doce)
  • 1 banana amassada
  • 1 colher de geleia de chia

Modo de preparo: Faça uma mistura com os 3 ingredientes e leve a uma frigideira antiaderente. Em caso de usar outra frigideira, unte com um pouco de coco. Asse a massa da panqueca dos dois lados, tomando cuidado para não queimar. A panqueca fica ótima com caldas, geleias, pastas e frutas. Use a liberdade para escolher sua melhor refeição!

Receitas #3: Pizza de legumes

Pizza é, com certeza, uma das comidas favoritas de todo mundo! Popular, acessível e deliciosa, é difícil alguém resistir a esse alimento. Mas quando a pizza é saudável, ela fica ainda mais deliciosa.

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia
  • 2 colheres de geleia de chia
  • Sal rosa a gosto
  • 1 colher de sobremesa de fermento para bolo
  • Água para misturar
  • Alho e cebola
  • Mix de legumes de sua preferência

Modo de preparo: Junte a aveia, o sal, o fermento, ovos e um pouco de água para misturar, até que a massa fique com uma consistência firme. Coloque a massa em uma forma rasa. Frite a cebola e alho com gordura ou óleo de coco e acrescente os legumes de sua preferência para refogar. Despeje o recheio sobre a massa e coloque no forno preaquecido até a massa assar. 

Receitas #4 Bolinhos de mandioca

Mandioca é um ingrediente super versátil e que vai bem cozido, assado ou frito. Ele também é ótimo para servir como base de massa para bolinhos, como os dessa receita. Saiba mais:

Ingredientes:

  • mandioca descascada
  • sal rosa
  • alho e cebola
  • tempero verde
  • legumes de sua preferência

Modo de preparo: Cozinhe a mandioca (em panela de pressão é mais rápido) e amasse com um garfo o ingrediente ainda quente ou morno. Acrescente um pouco de sal ao purê de mandioca que irá se formar. Para o recheio, prepare um refogado de alho e cebola com legumes de sua preferência e incorpore à massa. Finalize com tempero verde picado e faça bolinhas para moldar. Para garantir um prato ainda mais saboroso, disponha os bolinhos em uma forma e asse por 25 minutos em forno preaquecido ou até dourar. 

Receitas #5 Purê de couve-flor

Quem disse que só a batata pode ser um ingrediente versátil na cozinha? A couve-flor também pode ser servida de outras formas além de cozida. Então, vamos de purê de couve-flor!

Ingredientes:

  • 1 couve-flor inteira
  • ½ frasco de leite de coco
  • Sal rosa
  • Alho e cebola

Modo de preparo: Cozinhe a couve flor inteira. Em uma frigideira antiaderente, coloque o alho e cebola para refogar. Após cozinhar a couve-flor, bata a mesma no liquidificador com os outros ingredientes até que o purê atinja uma consistência homogênea. 

Pronto para cozinhar?

Você provavelmente conseguiu perceber que ser vegano não é algo que vai acontecer do dia para a noite.

O nosso organismo precisa ser acostumado com a falta dos ingredientes os quais estamos acostumados e consumimos desde criança, como carne, ovos e leite e, depois, se adaptar aos novos recursos, como grãos e cereais. 

Por isso, é importante que você consulte um médico especializado para conhecer a dieta sem derivados de animais mais indicada para você, sem que haja deficiência de nenhum nutriente para o funcionamento pleno do seu corpo.

Entretanto, encorajamos e acreditamos muito no veganismo, pois além de um estilo diferenciado e mais consciente, vemos ele como um ato político.

Nossas crenças são muito importantes e, por isso, precisamos levá-las adiante com foco e admiração.

Vamos juntos proteger o nosso planeta?

WhatsApp WhatsApp