/* */

Blog

O método Pilates.

O propósito do método Pilates é de criar um ser humano mais forte, flexível, equilibrado e com uma boa postura.

Segundo Joseph Pilates, o pai do método Pilates, um ser humano com capacidades físicas e intelectuais melhores é um ser humano melhor, mais forte e resiliente, por isso o método se propõem a isso.

Ele trabalha os aspectos da mente, tais como a concentração, intuição, imaginação, memória, criatividade e inteligência. Isso além dos próprios aspectos físicos, como a força e flexibilidade estimulados pelas posições de cada exercício, ele também melhora sua postura, movimento preciso e coordenação motora acentuando e trabalhando o estímulo da atenção plena aos movimentos.

O Pilates possui seis pilares para a construção de uma base sólida que possa lhe proporcionar todos os benefícios que só esse método pode lhe proporcionar.

São eles:

Controle, é o resultado de três princípios (respiração, concentração e centralização), após atingir o domínio dele você atingirá a fluidez e precisão.

Concentração,  Joseph acrescentou este pilar ao método por que para ele todo movimento deve ser iniciado na mente e o seu controle depende do controle que a mente possui sob cada uma das suas celular musculares. 

Precisão, a execução dos movimentos devem ser praticadas com uma sequência que já está pré-estabelecida seja pelo exercício original ou pelas variações adotadas por cada profissional.

Centralização (Power House), Para Joseph o centro da força, também chamado de Power House, se dá pelos músculos da região abdominal, músculos respiratórios, a musculatura lombar, glútea e pélvica.

Respiração, é a primeira coisa que fazemos em vida e também a ultima, por isso se vê como um dos pilares essencial do método.

Movimento Fluido, no método seus movimentos devem ser fluidos, sequenciais e graciosos tais como uma dança, isso garante o mínimo de sobrecarga articular.

 

Ao seguirmos com excelência podemos chegar no maior aproveitamento que este exercício pode nos proporcionar e assim garantir todos os benefícios que ele nos proporciona de maneira correta e segura.

Você sabia que temos vídeos para a prática de Pilates em nosso Instagram?

Segue e acompanha lá, @taokombucha.

WhatsApp WhatsApp