/* */

Blog

LER O RÓTULO É SINÔNIMO DE SAÚDE

Você olha o rótulo com atenção na hora da compra? 

Essa pergunta pode parecer besteira, mas conhecer a procedência dos produtos que você está consumindo é muito importante para a sua saúde.

Afinal, o que nos leva a priorizar um produto em detrimento do outro? 

Geralmente, somos influenciados no momento da compra por questões como preço do produto (o nosso bolso agradece!), marca (quem não tem uma favorita?!) ou até pelo atendimento e estabelecimento em que o produto é vendido, já que todos nós gostamos quando conseguimos encontrar aquilo que precisamos perto de casa. 

Leia sobre decisão de compra para conhecer melhor esse processo.

São muitos os fatores que podem vir a influenciar a nossa decisão no momento de adquirirmos um novo produto. Mas, nesse artigo, vamos dar atenção a apenas um dos componentes que podem influenciar ou não a compra: o rótulo.

Boa leitura!

A importância do rótulo em um produto
a-importancia-de-ler-o-rotulo

O rótulo possui extrema importância no momento da compra. Além de possuir o apelo comercial e visual, responsável por convencer o consumidor e por se destacar nas prateleiras frente a produtos semelhantes e/ou concorrentes, o rótulo também carrega as informações sobre o produto.

Geralmente, as informações que iremos encontrar em um rótulo são:

  • Nome do produto e marca, com seu respectivo sabor e/ou cheiro (caso se aplique);
  • Ingredientes do produto;
  • Breve descrição do produto;
  • Tabela nutricional (em caso de alimentos);
  • Número do lote;
  • Código de barras;
  • Orientações sobre manuseio, transporte do produto e armazenamento;
  • Datas de fabricação e validade.

Consumidores que possuem restrições alimentares (como celíacos, que não consomem glúten, ou intolerantes a lactose) ou que simplesmente possuem um maior cuidado sobre a alimentação precisam do apoio do rótulo para conhecer a procedência dos ingredientes que estão ingerindo.

Imagine só, por exemplo, o que seria de uma pessoa que optou por seguir o veganismo sem possuir o apoio das informações do rótulo, visto que muitos dos produtos que consumimos hoje em dia possuem derivados animais, como ovos e leites?

É também a partir do rótulo que conseguimos identificar se um produto é minimamente processado ou ultraprocessado.

Selecionamos um vídeo que fala muito bem sobre esta dúvida sobre o que é comida de verdade ou não. Mas, basicamente, um ultraprocessado trata-se de uma imitação de comida. Assista e saiba mais:

Além disso, é a partir do rótulo que conseguimos identificar qual o ingrediente existe em maior quantidade em determinado produto. Você sabia que o primeiro ingrediente da lista é o que mais possui no vasilhame?

Isso significa que, dessa forma, você possui conhecimento e autonomia sobre o que está consumindo. E o mais importante, consciência.

 

A embalagem também é importante para o produto!

A forma como a embalagem chega até você também fala muito sobre o produto e como irá se desenvolver a nossa relação com ele.

Estamos acostumados a ver, por exemplo, grãos e cereais como feijão e arroz serem comercializados em embalagens plásticas.

Imagine só se estes produtos passassem a serem vendidos em embalagens de vidro: isto com certeza mudaria totalmente a nossa forma de adquirir estes produtos e, também, o preço deles iriam aumentar consideravelmente nas prateleiras de todos os supermercados.

Apesar dessa ponderação soar como fantasia, é natural que um produto também se adapte para atingir novos mercados e também consumidores antigos. Melhorar nunca é um problema.

A TAO, por exemplo, já mudou algumas vezes as dimensões da sua embalagem de kombuchas para atender melhor as necessidades dos seus consumidores.

Nossas duas primeiras versões de garrafas eram cheias com apenas 300ml de kombucha. Já hoje, nossas garrafas são de 350ml e possuem uma melhor vedação, o que garante que a bebida chegue com mais qualidade até o consumidor e sem riscos de perder a sua gaseificação natural – o que é fundamental, já que estamos falando de uma “bebida viva”.

Acompanhe aqui a nossa evolução ao longo dos anos.

 

Agora que você já está pronto para treinar o seu olhar…

Ficar lendo cada rótulo no supermercado pode parecer uma tarefa exaustiva. Mas é fundamental que possamos nos reeducar para que tenhamos sintonia e respeito pela nossa saúde e conhecimento sobre os produtos que consumimos.

Se para você ler o rótulo é um grande passo, comece aos poucos!

Nenhuma desconstrução começa de forma abrupta – e é importante que nós reconheçamos o nosso próprio tempo.

Então, você já sabe: nas próximas compras, reserve uns minutos para ler os rótulos e identificar se o que está chegando na mesa da sua família são os produtos mais adequados. E foco na saúde!

WhatsApp WhatsApp