/* */

Blog

Consumo de Leite Animal X Leite Vegetal

Embora o leite seja fonte de nutrientes como cálcio, a recomendação de seu consumo frequentemente omite informações para o consumidor e reforça mitos entre a população. Dentre esses, um dos principais é o mito de que o leite é fonte única de cálcio e seu consumo é necessário para boa saúde óssea.

Segundo o Guia Alimentar para a população Brasileira, do Ministério da Saúde, a exclusão do leite da dieta não é prejudicial à saúde de quem segue uma dieta balanceada. O cálcio também está presente em outros alimentos como vegetais verdes escuros, castanhas, gergelim, tofu e leites vegetais fortificados.

Estima-se que até 50% da população brasileira possa desenvolver intolerância a lactose em algum momento da vida. Além disso, a alergia a proteína do leite esta entre as alergias alimentares mais prevalentes na população infantil.

A Organização Mundial da saúde estima que o baixo consumo de frutas e vegetais esta entre os 10 principais fatores de risco de mortalidade global, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Quando o leite é utilizado como substituo para alimentos vegetais, o consumo destes alimentos naturalmente diminui, acentuando ainda mais tais riscos entre a população.

Além disso, a legislação brasileira permite a presença de até 500mil células somáticas (conhecidas como pus), proveniente de inflamação nas tetas das vacas por mililitro de leite, ou seja, um pouco de leite pode, legalmente, ter até 125 milhões de células somáticas. Além do pus, a legislação brasileira permite, dentro de limites, a presença de fungos, bactérias, antibióticos e pesticidas no leite comercializado. São consideráveis aceitáveis, por exemplo, até 300mil bactérias por mililitro.

Sendo assim, a bebida vegetal passa a ser uma ótima opção para o substituto do leite, uma vez que pode ser usada em diversas preparações, desde que haja um equilíbrio nutricional do cálcio com os demais alimentos.

 

Nutricionista Tanara Pastore

CRN2 12522

 

Referências:

Nephrol. A practical approuach to the balance betweencid production and renal acid exretion in humans.

R.A.et al A avaliação do potencial acidificiante da dieta típica brasileira. Rev Bras Nutr Clin.

WhatsApp WhatsApp