Blog

4 DICAS PARA MELHORAR A ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

A nossa alimentação durante o inverno tem grande tendência a seguir um caminho mais confortável e, com isso, é possível que a nossa rotina alimentar seja preenchida por alimentos com características hipercalóricas. Neste período, o que precisamos compreender é que todo o tipo de alimento em suas diferentes formas de preparo podem trazer conforto e fazer a sintonia entre o nosso corpo e nossa alma estar em forma durante a estação mais fria do ano.

Com a baixa da nossa imunidade durante a passagem dessa estação, é importante estarmos atentos a algumas mudanças necessárias para fortalecer o nosso sistema imunológico e manter uma alimentação adequada. Por isso, hoje apresentamos 4 dicas que são muito úteis para você se cuidar:

  • Escolha refeições mais quentes
  • Não se esqueça da vitamina C
  • Fortaleça os seus lanches 
  • Mantenha-se hidratado

 

Saiba mais sobre as dicas!

1) Escolha refeições mais quentes

Investir no preparo de refeições mais quentes é se permitir conhecer outras versões dos hortifrutis e também novas texturas e combinações de sabores. No frio, sucos gelados e saladas frias não apetecem como no verão e nem nos aquecem. Além disso, refeições mais frias podem trazer a sensação de incompletude. 

Por este motivo, você pode dar uma nova cara aos legumes da sua geladeira, transformando-os em sopas, cremes, refogados, assados e grelhados. Grande parte dos nutrientes encontrados nos hortifrutis se mantém após o seu processo (como o betacaroteno da beterraba e da abóbora, se você transformá-los em sopas, ou as ações antioxidantes do espinafre, se você prepará-lo como um refogado). Varie no cardápio com as inúmeras possibilidades que os vegetais trazem para não reduzir o seu consumo!

2) Não se esqueça da vitamina C

A vitamina C é fundamental para o nosso organismo e por agir diretamente na prevenção da nossa imunidade. Contudo, ela é um micronutriente de característica instável, e temos a tendência a perdê-la facilmente quando expostos à variações atmosféricas como a luz, ar e calor. 

Para manter os níveis de vitamina C em nosso corpo, devemos consumir os alimentos in natura para poder adquirir os seus benefícios.  Neste caso, coloque em sua rotina alimentos fontes dessa vitamina como laranja, limão, bergamota, goiaba e morango. Você também pode variar o uso dos mesmos em sua alimentação, podendo consumi-los in natura (como laranja, bergamota, goiaba e morango para sobremesas) ou como temperos, água saborizada, sucos, saladas, shots ao acordar ou antes de dormir. Dessa forma, garantimos uma boa ingestão dessa vitamina 100% relacionada com a nossa imunidade.

Veja uma receita de shot com kombucha para cuidar da sua imunidade.

3) Fortaleça os seus lanches

O que você come nos seus lanchinhos entre as refeições principais do dia a dia? No inverno, a proposta é tornar essas pequenas refeições tão aconchegantes quanto as principais. Por isso, a dica é você optar por alimentos como: mingau com frutas da estação picadas, batidas preparadas a partir de leite vegetal (como coco ou castanhas) e panquecas, que podem combinar bananas, aveia e outros ingredientes. Dessa maneira, a busca por alimentos hipercalóricos (principalmente nesses lanchinhos, que são formas de “mascarar” a nossa fome) tende a reduzir.

4) Mantenha-se hidratado

Há uma coisa que é fundamental em todos os dias do ano: manter-se hidratado! O líquido é importante para o funcionamento de todo o nosso corpo e pode ser consumido através de bebidas como a água e chás. 

Se você tem uma certa intolerância a bebidas geladas no inverno, não negligencie esse hábito saudável e reforce o consumo de líquidos a partir de chás que, além de nos manter hidratados, reforçam a nossa imunidade, aumentam a eficiência das nossas vias de detoxificação e auxiliam nos processos antiinflamatórios. Assim, quanto mais chás conseguirmos incluir na nossa rotina, melhor!

Aprenda a fazer o cálculo da quantidade de líquidos mínima que você deve consumir por dia.

 

Depois dessas dicas, que tal abraçar essa ideia de um inverno mais confortável e saudável?

Manter o foco durante o inverno pode ser difícil, mas não é impossível. É importante, especialmente neste período, estar aberto a novos sabores e a novas expectativas quando se trata de cozinhar. 

Lembre-se, também, que se você resvalar na alimentação algum dia, não deixe o sentimento de culpa dominá-lo. Conhecer as nossas limitações e os nossos obstáculos é, na verdade, uma oportunidade para vencê-los a cada novo dia.

O importante neste período é estar mais atento ao que ingerimos e buscar o consumo do máximo de nutrientes, para que possamos passar o inverno com a saúde e o sistema imunológico em alta.

 

Referências

Xing, L., Zhang, H., Qi, R., Tsao, R., & Mine, Y. (2019). Recent advances in the understanding of the health benefits and molecular mechanisms associated with green tea polyphenols. Journal of agricultural and food chemistry67(4), 1029-1043.

Khalatbary, A. R., & Khademi, E. (2020). The green tea polyphenolic catechin epigallocatechin gallate and neuroprotection. Nutritional neuroscience23(4), 281-294.

Calder, P. C., Carr, A. C., Gombart, A. F., & Eggersdorfer, M. (2020). Optimal nutritional status for a well-functioning immune system is an important factor to protect against viral infections. Nutrients12(4), 1181.

Caritá, A. C., Fonseca-Santos, B., Shultz, J. D., Michniak-Kohn, B., Chorilli, M., & Leonardi, G. R. (2020). Vitamin C: One compound, several uses. Advances for delivery, efficiency and stability. Nanomedicine: Nanotechnology, Biology and Medicine24, 102117.

Conteúdo elaborado pela Nutricionista Esportiva Funcional Anne Dalla Costa (Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos/Fundadora da Do Aceleradora de Nutricionistas @nutriannedallacosta @do.nutricao) e adaptado por TAO Kombucha.

WhatsApp WhatsApp